Com o aumento da inflação e consequentemente o aumento dos preços dos itens em todos os setores, muitas pessoas acabaram entrando um bola de neve de dívidas acumuladas que geram juros exorbitante. Além disso, com a pandemia que assolou o mundo inteiro, muitas pessoas ficaram desempregadas e acabaram sujando o seu nome por não terem um bom controle financeiro. Você tem se perguntado como sair das dívidas, então leia esse post e saiba como sair das dívidas!
Economize nas Compras
Até mesmo para pessoas que não estão endividadas, essa dica é um balde de ouro.
Sempre que quiser comprar alguma coisa, pesquise muito bem antes e nesse sentido, procure sempre comprar no lugar que te dê mais descontos.
Desse modo, pesquisando e pedindo descontos (não tenha medo de pedir) você pode conseguir economizar bastante no fim do mês e pagar aquela conta atrasada.
Essa dica vale para todos os itens, principalmente para contas do dia-a-dia como mercados, padaria e do mesmo modo gasolina. No final do mês, economias simples podem fazer toda a diferença.
Saiba Como Economizar
Com as contas se acumulando os sonhos ficam cada vez mais distante, contudo, não se preocupe que economizando você pode salvar saldar suas dúvidas mais rapidamente.
Infelizmente, em tempos de crise é necessário cortar gastos supérfluos como sair de casa para ir a barzinhos, viagens, compras de roupas bem como pedir lanches. Pode até ser difícil, mas assim que o mês terminar, você vai ver como economizou.
É claro que o jeito que você e sua família levam a vida também deve ser estudado, bem como os gastos fixos mensais. Desse modo, você terá uma melhor ideia de onde está gastando e vai aprender a economizar.
Defina Suas Contas Fixas
Colocando no papel o valor da sua renda fixa e todas as suas contas mensais, você terá uma ideia de quando sobra e onde deve gastar esse dinheiro. Contudo, se você gasta mais do que ganha, você precisa cortar itens que não são tão importantes.
Saiba Como Quitar Suas Dívidas
Sem sombras de dúvidas, o grande vilão das contas atrasadas são os juros. Desse modo, eles podem viram um ciclo de contas atrasadas e dificultar a sua volta por cima. Nesse sentido, o ideal é juntar dinheiro e quitar as suas dívidas a vista, sempre buscando renegociar os juros. No entanto, se isso não for possível, dê uma olhadinha em empréstimos, pois podem valer a pena.
Saiba Como Comprar à Vista: para comprar a vista e não se enrolar em milhares de parcelas você pode juntar uma quantia fica todo mês que fica destinada a compras de itens necessários. Desse modo, você não irá se enrolar com as contas e boletos.
Saiba Como Traçar Metas: a princípio, você deve procurar quitar as suas dívidas com juros mais altos. Assim que alcançar essa meta, você seleciona uma conta para pagar a cada mês. Desse modo, suas contas logo estarão todas pagas e o seu nome limpo.
Saiba Como Conseguir uma Renda Extra: infelizmente, em alguns casos fazer cortes e economizar pode não ser o suficiente. Nesse sentido, o ideal é buscar uma fonte de dinheiro por fora para conseguir quitar as dívidas. Desse modo, você pode procurar trabalhos como freelancer, vender itens que não usa mais ou fazer itens para vender como bolos e tortas. Uma boa dica que está com tudo atualmente é a venda pela internet, onde você pode vender o que quiser sem sair de casa.
Saiba Como Ter Educação Financeira
Uma boa dica para sair das dívidas é o reconhecimento dos atos falhos, bem como tentar concertá-los. Afinal, você mesmo que se colocou nas dívidas, e você mesmo precisa tirar.
Desse modo, é importante uma reflexão sobre a sua vida financeira, para que você consiga sair das dívidas e fique controlado o suficiente para isso não ocorra no futuo.
Além disso, o ideal é envolver todo o seu ciclo familiar nessa educação financeira, pois muitas das vezes, o gasto excessivo é algo comum dentro do seu lar e se só você economizar vai ficar muito mais difícil.