Morar sozinho é a realização do sonhos de independência de muitos jovens. No entanto, antes de tomar essa decisão super importante, você precisa saber quanto custará morar sozinho para reduzir as chances de não conseguir assumir novas responsabilidades financeiras.
Além disso, com um plano adequado, reservas para comprar alguns eletrodomésticos, móveis e o valor das despesas fixas nos primeiros meses, será muito mais fácil.
Como Saber Quanto Vai Gastar Para Morar Sozinho
Os custos de vida para morar sozinho incluem onde você planeja morar, bem como as despesas de vida após a mudança.
Vale a pena listar os itens que se enquadram nessas categorias e desse modo, estimar o valor de cada item do plano. Nesse sentido, obtenha cotações de diferentes lojas e sites para obter informações e fazer a escolha certa. Dessa forma, você pode saber instantaneamente quanto precisará gastar ao longo do tempo depois de morar sozinho.
Coloque tudo no papel ou do mesmo em uma planilha, e não esqueça de anotar tudo. Nesse sentido, todos os custos são relevantes, especialmente os custos básicos como luz e água, IPTU, aluguel, mercado, etc.
Quanto Dinheiro Vou Gastar Para Morar Sozinho?
Infelizmente, não há como responder a essa pergunta, pois ela pode ser mutável. Tudo depende do valor, localização, ativos, bem como os desejos que você tem.
Um conselho: antes de começar a morar sozinho, quanto mais dinheiro você ganhar e juntar, melhor.
Além disso, ter boas reservas para emergências é uma grande vantagem durante este período de transição. Os fundos de reserva permitem que você continue a pagar as despesas básicas em caso de casos especiais. Certifique-se de que sua reserva cobre a taxa básica por pelo menos três meses. Dessa forma, se você perder temporariamente sua principal fonte de renda, ainda poderá pagar temporariamente aluguel, mantimentos e outras contas.
Lembre-se de que esse valor não pode ser usado para compra de móveis ou quaisquer outros itens necessários durante a mudança, devendo ser usado apenas em caso de emergência, conforme orientação.
Escolha Apenas o Necessário
Sem dúvida, a mobília é o item de mudança mais caro para morar sozinho. Nesse sentido, no momento da compra, é melhor avaliar os custos favoráveis. Móveis de alta qualidade podem ser caros, por outro lado, comprar móveis baratos não é uma boa ideia se você precisar substituí-los imediatamente. Desse modo, sua melhor aposta é investir em móveis de qualidade. Contudo, compre apenas o essencial primeiro. Você pode fazer novas compras ao longo do tempo.
É claro que a definição de quais móveis são necessário para morar sozinha são indispensáveis varia de pessoa para pessoa. Contudo, muitas pessoas pensam que o quarto tem cama e guarda-roupa, a sala tem sofá e a cozinha tem mesa para comer e trabalhar. Desse modo, avalie o que você mais usa na casa de seus pais todos os dias e o que você pode economizar para uso futuro.
Uma boa dica é comprar o que você precisa primeiro e depois tentar escolher móveis usados de qualidade. Desse modo, olhe atentamente e você pode encontrar móveis usados em bom estado a ótimos preços.
Escolha Certo os Eletrodomésticos e Utensílios Para Morar Sozinho
Utensílios domésticos, bem como eletrodomésticos também são importantes para as pessoas que moram sozinhas. Nesse sentido, com tantas opções disponíveis hoje, pode ser difícil determinar o que comprar e o que esperar.
Evite comprar aparelhos muito especiais para um único propósito. Além disso, em vez de gastar dinheiro com esses aparelhos, opte por algo mais versátil que possa ser usado em diversas situações. Assim, você não precisa gastar dinheiro com eletrodomésticos que pode manter em casa.
Outra opção é o famoso chá da casa nova, onde seus amigos, bem como familiares se reúnem e trazem “presentes” para a nova casa. Além disso, existe também opções de crowdfunding virtual, onde você pode ganhar dinheiro e comprar as coisas que quiser.
Tenha Controle das Suas Contas Fixas
Assim que a nova casa estiver pronta e a mudança estiver concluída, as contas fixas começarão a aparecer a cada mês quando começar a morar sozinho. Desse modo, você precisa levar esses custos em consideração ao calcular seus custos de vida.
Fazer compras no supermercado pode não ser tão importante para quem mora sozinho, mas você precisa planejar com cuidado, pois os preços dos alimentos subiram muito. Além disso, a economia que você pode obter fazendo comida em casa em vez de pedir comida para viagem.
Água, energia, gás, bem como internet também são cobrados mensalmente e você paga conforme o fornecimento. Além disso, você pode gastar dinheiro com transporte, especialmente se sua nova casa estiver longe de onde você trabalha.
Agora que você conhece seu custo de vida, o próximo passo é comparar cuidadosamente esse custo com sua situação financeira atual e avaliar se é viável morar sozinho. Caso contrário, entenda que atrasar temporariamente os planos não é um problema. Na verdade, foi uma decisão inteligente para evitar problemas futuros. A segurança financeira e emocional será mais suave quando você finalmente se encontrar morando em sua própria casa.