Apólice de Seguro Vale Mesmo a Pena?


Uma apólice de seguro é basicamente um documento. Que é emitido por uma companhia de seguros quando você compra bens, bem como serviços. O documento descreve com precisão o segurado e quais são os termos, condições. Do mesmo modo quais os riscos do contrato.

Nesse sentido, ele é um documento de um contrato formal. Contém o contrato real que você assinou. Bem como a cobertura, a duração e a assistência fornecida pelo seguro. Além disso, contém também os direitos e obrigações das partes e as condições gerais e especiais.

Um exemplo disso é quando você compra um seguro contra roubo. Por exemplo, costuma pagar uma franquia para ativar o serviço quando necessário. Do mesmo modo o que está estipulado no contrato. A apólice de seguros também contém os documentos necessários para a ativação. E além disso como será o pagamento da cobertura do contrato.

Entenda Melhor Como Funciona a Apólice de Seguro

Uma apólice de seguro contém dados pessoais do segurado, bem como da seguradora que presta o serviço. Além disso, existem três termos ou condições principais que devem ser incluídos na apólice, as condições gerais, especiais e específicas.

  • As condições gerais refletem os direitos. Do mesmo modo obrigações do segurado e da seguradora. Além disso, também incluem informações como cobertura, forma de pagamento e prazo do contrato.
  • As condições especiais são as regras específicas do contrato. Elas variam de acordo com o tipo de apólice, bem como a cobertura contratada.
  • As condições específicas detalham a cobertura. Como a indenização, beneficiários do contrato, o valor que cada pessoa pode receber em cada caso. Além disso, o prazo de validade do seguro contratado.

Tipos de Apólices de Seguro

Quando uma pessoa compra um seguro, o objetivo é se proteger contra imprevistos que causem danos materiais. Do mesmo modo que possam ser convertidos em valor em dinheiro. Por exemplo, em uma apólice de seguro, o seguro automóvel pode fornecer proteção para o segurado e terceiros envolvidos.

No caso de seguro patrimonial com vítima de furto, o contratante pode receber nova mercadoria. Bem como valor em dinheiro, que varia conforme o contrato. Além disso, o tipo de apólice de seguro lhe dirá como funciona seu seguro e o que ele cobrirá.

Uma apólice de seguro de danos a terceiros por exemplo fornece cobertura para danos físicos ou mentais causados ​​pelo segurado. Isso significa que esse tipo de apólice de seguro garantirá o valor da indenização. Caso o segurado cause algum dano a terceiros que precise ser indenizado.

Veja Outros Tipos de Apólices

As de quitação usam contratos temporários. Como viagens com datas de início e término por exemplo. Além disso, atua também como garantia de comprovação de pagamento e prêmios de seguro.

Já as inclusivas ou multirriscos cobrem diferentes tipos de riscos. Nesse sentido, elas fornecem proteção para os segurados e seus bens.

Existem também apólices obrigatórias ou do mesmo modo opcionais baseadas nos desejos do segurado. No entanto, em apólices de seguro obrigatório como o DPVAT, os termos são únicos e inalteráveis.

Já a apólice de seguro resgatável é perfeito para quem quer uma segurança maior. Desse modo, quanto maior o período de cobertura, maior será o percentual que o segurado receberá do valor total pago naquele momento.

Por último e não menos importante, a apólice privadas e comunitárias. Geralmente é feito por várias pessoas que representam a empresa ou associação. Já as apólices abertas e fechadas, podem ser alteradas.

E ai? Pensou se vale a pena? Reveja!

Gostou do conteúdo? Conte pra gente aqui nos comentários.

Photo of author
publicado por
Leticia Gabriela
Postado em:

Deixe um comentário